Paraty ( Rio de Janeiro, Brasil)

31 jan

Quando ir

Verão: de dezembro a março, é a época com mais turistas na cidade, e tudo sai mais caro, época também de chuvas!

Outono de Março a Junho: diminui as chuvas e também os preços e turistas, mas em feriados lota novamente como a páscoa

Inverno (junho a setembro): acontecem muitos festivais, e é mais frio para aproveitar praias e cachoeiras

Primavera (setembro a começo de dezembro): também tem alguns festivais, recomendo olhar aqui, mas é um época muito boa por ter temperaturas agradáveis e pouca chuva, além dos preços não serem exorbitantes. 

IMG_4884

Quantos dias ficar? 5 noites são suficientes, mas vai de cada um , pode ser mais ou menos...

Onde ficar

No Centro histórico ou perto dele. Nós nos hospedamos na pousada Cana Caiana, e amei a pousada, o quarto é bem clean, com uma varandinha, ar condicionado bem silencioso, cama gostosa, banheiro espaçoso com secador e um mini varalzinho para os biquinis, café da manhã com muita variedade de frutas, sucos, bolos, pães... piscina e o pessoal da recepção nota 10, super simpáticos e atenciosos! Recomendo!

IMG_4683

IMG_4855

As diárias são em torno de 300,00, para ver mais ou reservar clique aqui

Outra sugestão, mas bem luxuosa mesmo é a pousada Literária Paraty, essa é bem no centro mesmo, com diárias em torno de 1000,00, veja mais aqui

A pousada Porto Imperial também é bacana, com diárias em torno de 600,00, veja mais aqui

Quando você reserva seu hotel pelos links do blog, ou pelo banner da booking.com que está na barra lateral , eu recebo uma pequena comissão do site. Isso ajuda e incentiva a manter um site completo , sempre atualizado e recheado de informações importantes para você. E o melhor , você não paga nada a mais por isso! Obrigada!

O que fazer

Paraty é uma cidade histórica super charmosa do litoral do Rio de Janeiro, pois além de preservar todo o centro histórico apresenta praias e ilhas de tirar o fôlego, então confere este mini guia de 5 noites por lá e é claro...não pode faltar em seu roteiro , conhecer o lindo centrinho e é por ele que começamos...

IMG_4865

IMG_4864

Fomos todos os dias nele, para andar, escutar os músicos de rua se apresentando, para saborear os vários restaurantes que ali se apresentam e as lojinhas...

IMG_4657

É aqui que se encontra também o famoso teatro, que apresenta uma peça de teatro com bonecos na qual está em cartaz já faz 22 anos (isso em 2016, quando fomos a paraty), é bacana a peça, um pouco diferente mas interessante, para quem gosta vale a pena! Ah  e não se esqueça de reservar (comprar) seus ingressos antes!

IMG_4866

As apresentações acontecem na quarta, sexta e sábado às 21h e só tem somente 100 lugares!

IMG_4852

IMG_4851

No primeiro dia , você pode conhecer as praias ali perto do centro mesmo que são a Praia do Pontal e Jabaquara, não são muito boas para nadar, devido ao cais, mas tem várias barracas (estrutura).

IMG_4849

IMG_4850

As praias melhores estão em Trindade ( 30 minutinhos de Paraty), então no seu 2° dia você pode conhecê-las, começa na praia do cepilho, depois vem a P. do rancho ( ou de fora), a P. do meio (que é a que tem menos ondas, bem tranquilha), e aqui que você pega uma trilha para ir para a  P. do caixa d'aço e depois mais uma trilha para as piscinas naturais que são uma delícia!

IMG_4856

IMG_4857

Nas piscinas naturais, você consegue ir pela trilha ou por barco, pode fazer ida e volta de barco ou somente volta, a volta pagamos 15 reais por pessoas (em 2016). E para um almoço por ali, a praia que tem mais estrutura é a praia de fora ou dos ranchos.

No 3° dia você pode alugar um passeio de barco, geralmente são 5h de passeio, e começa no cais da cidade. Fizemos com a Porto Seguro e super indico, as meninas foram super atenciosas e é um barco grande mas elas embarcam com somente 38 pessoas para menos.

IMG_4883

No dia em que fizemos foram somente 24 pessoas, e as paradas foram: praia da lula, ilha comprida, ilha dos pescadores, e praia vermelha, sendo que elas mudam o roteiro todos os dias. Tem a lagoa azul que também é muito bonita.

praia lula

praia lula

praia vermelha

praia vermelha

Esse passeio sai às 10:30 até 15:30, e o valor foi de 70,oo reais por pessoa, dentro do barco tem a opção de almoço (37,00 reais ) e é bem gostoso! para mais informações acessem aqui

IMG_4862

E para quem quiser fazer o passeio com barco privativo o valor é de 120,00 por hora, e eles fazem o roteiro que você escolher! Do passeio que fizemos gostei bastante da praia da lula (água do mar bem clarinha) e da praia vermelha ( água do mar bem quentinha) essas 2 com certeza tem que ter no seu roteiro! Sem contar que são as praias mais bonitas de Paraty ( comparado ao meu gosto e das que tive oportunidade de conhecer).

no 4° dia você pode conhecer o Saco do Mamanguá, para chegar até ele é só ir até Paraty Mirim (uns 40 minutos para chegar e estrada bem ruim, de terra) e de lá pegar um barco para a praia do Cruzeiro ( custou 55,00 reais ida e volta por pessoa e durou 25 minutos a travessia) e você combina o horário com o barqueiro para te buscar. Sei que pelo Cais de Paraty você pode também pegar um barco por lá para ir até Mamanguá mas demora bem mais.

IMG_4870

IMG_4876

Chegando na praia, a trilha está bem no meio, e subindo você verá uma placa indicando, nesta placa é para virar a direita e subir, a trilha é bem pesada, coloco ela como nível difícil! Gastamos 2 horas para subir e 1 hora para descer! Ela tá um pouco mal cuidada e tem uma parte que você sobe ou desce pelas cordas que ficam na lateral para ajudar pois é uma parte um pouco escorregadia mas é um pequeno pedaço.

IMG_4871

IMG_4874

A vista é simplesmente deslumbrante, quando se chega no topo vale totalmente todo o esforço! (mas não sei se volto não rs, admito que fiquei bem cansada e uns 2 dias com a panturrilha doendo rs).

IMG_4873

Quando terminamos de fazer a trilha , almoçamos ali mesmo no único restaurante que tem, pedimos o peixe e estava delicioso e logo fomos embora ( por volta de 15:30) recomendo ir em um dia com sol, e tempo bom, e de preferência mais cedo!

IMG_4869

E no último dia você pode descansar e curtir a praia de São Gonçalo e ali também sai barcos (20,00 reais por pessoa ida e volta) para a ilha dos pelados ou ilha do cedro!

passa um rio para chegar a praia

passa um rio para chegar a praia

IMG_4881

Bom espero que tenha gostado de nossas dicas , uma boa viagem e até a próxima!

* Se você gostou da nossa viagem ou de algum roteiro de viagem nosso e ficou na vontade de fazer um igual, não tem problema, fazemos roteiros personalizados na medida para você, é só mandar no alicemasalles@yahoo.com.br contado o seu sonho , que realizamos!

Segue a gente também em nossa mídias sociais: instagram: @viagemcafeeprosa, facebook: viagemcafeeprosa. E se gostou, indique também para seus amigos e compartilhe!

Onde comer

Sem dúvida nenhuma na sua ida a Paraty não pode faltar o restaurante Banana da Terra ( na minha opinião o melhor restaurante de Paraty!) gostei tanto que voltei 2x

IMG_4878

IMG_4879

Outro bem diferente com música clássica no piano e a luz de velas é o Bistro Voilà, de um Chef Francês, mas é bom reservar pois tem somente 7 lugares!

IMG_4858

IMG_4860

IMG_4859

Pizzaria da cidade, sem dúvida para quem ama pizza como eu, deve ir conhecer pelo menos uma noite! Eles fazem um azeite com alho e alecrim que é uma delícia!

IMG_4853

Fomos também no restaurante Thai Brasil, adorei o franguinho thai apimentadinho e o camarão no abacaxi com manjericão

IMG_4882

Outro que fomos foi o Paraty 33, mas descolado com música ao vivo, neste pedimos o franguinho com molho e a sobremesa deliciosa!

IMG_4868

IMG_4867

Para doces, o bombom da Maga, tem um de brigadeiro branco com cereja que é gostoso!

IMG_4854

E por último o Crepe no Oui Creperia

Compartilhe!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>