O que fazer em Caye Caulker? Paraíso em Belize!

30 jul

Quando ir

A melhor época para visitar é de janeiro a abril, devido à baixa probabilidade de chuvas. Mas os preços são da alta temporada. Nós visitamos em Agosto na baixa temporada e só pegamos uma chuva rápida no quinto dia na ilha. Mas dava para ver algumas chuvas passageiras no horizonte. Nada que atrapalhasse a nossa programação.  Para observar manatis, ao invés, a melhor época é entre Maio e Outubro.

dsc_0060

Quantos dias ficar em Caye Caulker e região?

Se for mergulhar (meu caso), recomendo entre 5 a 8 dias. Se for apenas conhecer e não for mergulhador, de 3 a 4 dias serão suficientes. Se você for conhecer o Belize na parte do continente para explorar as florestas, cavernas e ruínas maias, colocaria mais uns 3 dias para o continente.

Nós ficamos apenas 5 dias em Caye Caulker,  na próxima ficaremos 10 dias para explorar outros pontos de mergulho.

Onde ficar

Isso não deve ser um motivo de preocupação para sua viagem. A ilha é relativamente pequena e dificilmente você estará mal localizado. As principais hospedagens estão na rua principal, ou seja, a rua da praia é onde desembarcam as lanchas que chegam de Belize City e San Pedro, e nas duas ruas paralelas a principal.

Quanto mais central mais próximo você estará dos portos. Já se ficar nos extremos da ilha a caminhada até eles será maior, mas dificilmente passa de quinze minutos.

Clique aqui, para ver várias opções de hospedagem em Caye Caulker

Quando você reserva seu hotel pelos links do blog, ou pelo banner da booking.com na nossa página principal, eu recebo uma pequena comissão. Isso ajuda e incentiva a manter um site completo , sempre atualizado e recheado de informações importantes para você. E o melhor , reservando por aqui, você não paga nada a mais por isso! Muito Obrigada!

O que fazer

O que fazer em Caye Caulker?

Este post foi feito por Rodrigo Souza, do site Ela Terra Eu Mar, na qual foram para esse paraíso em Belize e conta tudo detalhado para nós aqui neste post, confere que está um espetáculo!

Belize fica localizado ao nordeste da América Central , e faz fronteira com a Guatemala e México, ainda é desconhecido por muitos brasileiros, mas não deveria, pois é um paraíso!

elaterraeumar-caulker7

Tendo como um dos idiomas oficiais o inglês, Belize possui uma combinação perfeita que atrai principalmente europeus e americanos: praias caribenhas, florestas, ruínas maias e boa gastronomia. Tudo isso em um país onde há pessoas de diversas nacionalidades vivendo junto, e formando assim um verdadeiro caldeirão cultural.

elaterraeumar-caulker1

Em tempos de globalização é difícil encontrarmos lugares totalmente autênticos e originais. Em Belize, e principalmente em Caye Caulker, você encontrará um caribe autêntico.

Caye Calker é mais relaxada, com alguns poucos nativos fazendo as honras da casa em seus hotéis e guesthouses na beira da praia, sem deixar que ela perca o seu charme. As ruas de areia, os piers de madeira, o tempero local e as casinhas coloridas detrás dos coqueiros ainda guardam a alma caribenha e o ritmo descompassado de um típico paraíso tropical. 

dsc_0060

As ruas de areia, a ausência de carros (o transporte na ilha é assegurado por bicicletas e carros de golfe – táxis incluídos. Apesar de não haver campos de golfe na ilha), o ambiente descontraído, a boa comida, muito reggae, as cabanas à beira-mar e um povo caloroso, amigável e relaxado fazem com que incontáveis viajantes prolonguem as suas estadias muito além do inicialmente previsto (alguns para sempre).

elaterraeumar-caulker42

Caye Caulker é um prazer para todos os sentidos, assim o viajante dispensa o automóvel, o relógio, o cinema, a televisão, o centro comercial e as demais comodidades da vida urbana. Os que disso carecem optam por outra ilha, San Pedro, a principal ilha vizinha de Caye Caulker, a uma curta viagem de barco de distância.

dsc_0034

Não é por acaso, aquelas palavras estão pintadas no chão, em tons suaves, no início do pier de madeira de acesso ao embarcadouro. É lá que atracam os barcos que trazem a maioria dos turistas que visitam Caye Caulker. A frase instiga os visitantes a diminuírem o ritmo, a não terem pressa, a adaptarem-se à noção de tempo que, na ilha, tem uma importância pouco mais que relativa: “Go slow”. Simplesmente “Go slow”.

Passeios:

Reserva Marinha de Hol Chan:

A ilha está a aproximadamente 1,6 km da barreira de corais do Belize, a segunda maior barreira de corais do mundo, o que deixa a água bem calminha pra entrar no mar e protege a ilha de oscilações no mar – além de deixar a água com a temperatura agradável o ano inteiro – afinal, é Caribe!

Se não mergulha, saiba que o snorkelling vale mesmo a pena e que numa saída em direção à Reserva Marinha de Hol Chan, é quase garantido que avistará tubarões de recife, raias e tartarugas

A reserva marinha de Hol Chan não deixa de ser um dos destaques do país. Ela possui 18 km2 e é uma quebra natural na Barreira de Corais de Belize. Hol Chan na língua Maia significa “pequeno corte”. A reserva existe há quase trinta anos e em 1999 foi adicionada à reserva o Shark Ray Alley, que em português significaria algo como “beco dos tubarões e raias”. E sem dúvida é um dos mergulhos recreativos, isso mesmo você mergulha com Snorkel, em uma profundidade de uns 1,6 metros apenas e estará cercado por tubarões lixa, barracudas e arraias de todos os tamanhos.

DCIM104GOPROG0016089.JPG

Como fazer o Tours para mergulhar no Shark Ray Alley

Para ir até a reserva marinha de Hol Chan e a Shark Ray Alley o jeito mais comum é fazer um tour. Há várias empresas em Caye Caulker oferecendo o serviço. De Caye Caulker o passeio é chamado de ful day (dia inteiro), mas, na verdade, dura das 10:30 às 15:00 horas. O preço é meio tabelado entre as agências e custa em média 130 Dólares de Belize (US$65). No preço está incluído o guia, o transporte, o lanche, as nadadeiras, a máscara e o snorkel. Há dois tipos de barcos: lancha e veleiro. A lancha é mais rápida e tem a vantagem de ficar mais tempo nos locais. Já o veleiro, apesar de ser mais lento, é bem mais confortável e tem mais espaço para sentar e deitar, além de ter banheiro. O preço do veleiro é um pouco superior ao da lancha. Fomos de lancha e gostamos muito! Os barcos param em três lugares: recife de corais, Shark Ray Alley e Hol Chan. Na lancha vão menos pessoas na hora de mergulhar isso fará diferença, os animais ficaram mais próximo do seu grupo.

dsc_0083

Fizemos o passeio com a agência ANWAR TOURS, fica bem próximo ao hotel Enjoy onde ficamos hospedados. A equipe foi super atenciosa, a lancha muito confortável e ficamos tempo suficiente nos pontos de mergulho. Nas fotos tem as outras opções de passeios, na próxima irei fazer o encontro com os manatees. (Peixe boi)

Mergulhos para certificados (Meu caso)

Blue Hole, imperdível. Mais detalhes nesse outro post com vídeos e fotos.

Se você é mergulhador certificado, não deixe de aproveitar a oportunidade para conhecer o Lighthouse Reef. Um dia preenchido com três mergulhos a partir de Caye Caulker, incluindo um no famoso Blue Hole, outro nas paredes do Half Moon Caye e o último no Long Caye custa 165 USD, sendo o centro de mergulho Frenchie’s Diving o mais recomendado, adoramos a serviço prestado. Eu fiz reserva para mergulhar no Blue Hole pelo site da operdora, isso é essencial pra garantir a sua vaga. Minha esposa me acompanhou e fez snorkelling em todos os pontos, inclusive no Blue Hole.

elaterraeumar-caulker421

Raggamuffin Tours um dos operadores locais mais conceituados, que cobra 45 USD pelo passeio, em veleiro, com três paradas para snorkelling (o preço inclui a taxa de entrada na reserva). A mesma empresa faz uma viagem de veleiro com três dias de duração, entre Caye Caulker e Placencia, no sul do Belize, sendo as dormidas em tendas montadas em pequenas ilhas desabitadas. A viagem custa 300 USD por pessoa. Essa com certeza irei fazer na próxima viagem. Já economizo no hotel lá na ilha.

Kitesurf

De volta à água, se é adepto de kitesurf saiba que a escola Kite Xplorer tem equipamentos e experiência para o ajudar a desfrutar dos ventos da costa leste de Caye Caulker. Se não é adepto do kite, há caiaques para alugar, com os quais pode dar a volta na ilha com relativa facilidade.

Sobrevoar o Blue Hole e o atol Lighthouse Reef.

É possível partindo de Belize City, de onde saem os vôos panorâmicos da Maya Island Air.  Existem variados tamanhos de aeronave para essa aventura. Aviões pequenos, de apenas dois lugares. Mas é nesse modelo que o passageiro – que vai como copiloto – consegue a melhor vista do Blue Hole. O vôo dura cerca de 1 hora, o piloto fica fazendo círculos em volta do Blue Hole para o passageiro tirar inúmeras fotos.

elaterraeumar-bluerole8

Mine reserva de pássaros.

De resto, para um curto passeio no interior de Caye Caulker sugere-se uma caminhada à reserva ecológica Caye Caulker Mini Reserve, onde se avistam diversos pássaros e se contacta com uma floresta de mangue.

Aproveitar o dia no The Split.

Além dos passeios no mar citados acima, Caye Caulker tem um local que é a concentração de turistas e moradores durante o dia, chamado de Split. O point que tenta ser uma praia nada mais é do que um deck de madeira onde as pessoas aproveitam para tomar sol, uma ou outra cervejinha e também ver o pôr do sol ao som de Reggae.

A única praia da ilha conhecida como “The Split”. É lá no Split que está o maior agito de todas as tardes, com músicas, bebidas e um belo por do sol. É lá no split que fica o bar Lazy Lizard Bar and Grill. Aqui tem uma Visão do Split no Google.

Caye Caulker Belize Barrier Reef aerial

The Split, algo como “O Racha” ou “A Divisão”. Apesar de ser meio que a única praia da ilha, a diversão é garantida. Uma curiosidade sobre como se formou essa praia – em 1961 o furacão Hattie passou pela ilha e a dividiu em duas metades, criando uma fenda por onde a água passa. Logo depois, trabalho humano removeu e ampliou essa divisão entre as duas metades de Caye Caulker – a parte norte se tornou uma reserva natural e ninguém mora lá.

elaterraeumar-caulker45

Então é isso, espero que essas dicas lhe ajude e que você faça uma ótima viagem! Qualquer dúvida estou a disposição!

E te espero também em nossas mídias sociais: facebook:viagemcafeeprosa,youtube: viagemcafeeprosa e instagram: viagemcafeeprosa , é só clicar e já começar a seguir!

Quer um roteiro personalizado para sua próxima viagem?resolvemos para você, é só entrar em contato com: alicemasalles@yahoo.com.br

Acho que você também pode se interessar em:

O que fazer em Cancún?

O que fazer em San Andrés?

O que fazer em Punta Cana?

Onde comer

Os grelhados na brasa são a opção mais autêntica, especialmente peixe, camarões e lagostas acabadas de pescar. De resto, há inúmeras opções para uma refeição de qualidade em Caye Caulker, pelo que o melhor é percorrer as ruas de areia da ilha, escolher e ir variando ao longo dos dias. Entre os restaurantes mais elogiados pelos turistas encontram-se o Habaneros, muito agradável e com algum requinte, se bem que com preços acima da média (pratos a partir de 40Bz).

Habaneros (Foi o que mais gostamos, tem uma variedade de pratos bem elaborados). Faça reserva na alta temporada, só funciona no jantar e de quarta à domingo.

dsc_0441

O Don Corleone, especializado em comida de inspiração italiana e pratos de peixe e marisco também é uma boa pedida. Bem mais simples mas igualmente delicioso, o peixe do dia ou camarões grelhados na brasa em plena rua pelo cozinheiro local “Jolly Roger” é absolutamente recomendável (25 Bz, incluindo 3 rum puch e uma pequena sobremesa).

Para o café da manhã, o muito popular Amor y Café é indiscutivelmente a escolha acertada, com deliciosas torradas de pão caseiro e batidas de iogurte (abre apenas entre as 6:00 e às 11:30 da manhã).

waffles-with-fruit

Outras opções são o Bambooze Beach Bar & Grill, fica bem perto do hotel Enjoy onde ficamos hospedados. Comemos uma lagosta deliciosa, estava na época da lagosta e o prato estava bem barato. 

dsc_0431 dsc_0433

Como locomover

Como chegar a Caye Caulker pelo México?

Estávamos em Cozumel no México , partimos de ferry boat para Playa del Carmen, e de lá pegamos um ônibus da ADO para Chetumal. Perto do terminal do Ferry em Playa, fica o terminal da ADO. Dá para ir a pé sem problemas. Compramos a passagem para Chetumal que partia às 8:30 am. A viagem é longa, cerca de 4,5 horas.

A saída do terminal marítimo em Chetumal para Caye Caulker é às 15:30. Do terminal da ADO em Chetumal fomos de táxi até o terminal Marítimo, é perto cerca de 15 minutos.

Site da empresa ADO (Clique aqui), onde compramos as passagens de ônibus. Sem dúvida é a melhor empresa de ônibus da região.

Utilizamos a empresa belize water taxi, para ir do terminal marítimo para Caye CaulkerSite da empresa (Clique aqui). O barco geralmente sai lotado. No site da empresa é possível fazer a reserva e pagar com paypal. Foi o que eu fiz.

Os barcos que partem de Chetumal para Caye Caulker não são diários. Consulte os dias disponíveis no site da empresa.

new_schedule

Dica: Você fará alfandega no terminal marítimo em Chetumal para registrar a saída do México por via marítima. Leve a sua passagem aérea de ida, caso tenha entrado no México por via aérea, para mostrar que você já pagou a taxa de imigração na entrada. Caso contrário será cobrada novamente na saída do país. 

Dicas importantes

No próprio barco, do México a caminho de San Pedro, já é possível fazer o câmbio e comprar alguns dólares do Belize, isso facilita o pagamento na Alfândega, que muitas vezes não tem troco.

A moeda oficial é o Dólar do Belize (BZD), mas o Dólar Americano é aceito em praticamente todos os estabelecimentos. Cartões de crédito também podem ser usados em alguns estabelecimentos. A melhor opção é levar o dólar americano. A moeda utilizada é o Dólar de Belize vale meio Dólar Americano (1,00BZD = US$0,50). A população utiliza as duas moedas concomitantemente, então não estranhe se lhe derem um troco com notas de Belize e dólares juntas. Devido ao câmbio, o Belize é um país mais caro que seus vizinhos. Hospedagem e alimentação possuem valores superiores, se comparado aos outros países da América Central e México.

Dica: É aconselhável levar consigo todo o dinheiro que pensa necessitar durante a estadia em Caye Caulker, pois a aceitação de cartões de crédito é limitada e não há ATMs para sacar dinheiro.

Melhor Câmbio é uma ferramenta que compara os preços de várias casas de câmbio nas principais cidades. Vale a pena utilizá-lo.

Brasileiros não precisam de visto para visitar Belize, mas há uma taxa alfandegária de 37 Dólares do Belize (US$18,50), a vacina contra febre amarela poderá ser exigida! A alfândega será feita em uma parada na ilha de San Pedro. O trajeto total demorou cerca de 2,5 horas, já incluindo o tempo de espera em San Pedro.  Na entrada passaporte na mão e comprovante de reserva de hotel.

dicas-de-belize1-elaterraeumar dicas-de-belize2-elaterraeumar

Compartilhe!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>