Maceió (Praia do Francês) Alagoas

26 mai

Quando ir

Qualquer época que você for do ano em Maceió , terá sol .

Alta temporada: setembro à março.

baixa temporada: abril à agosto, neste meses pode ter algumas pancadas de chuva, mas nada que atrapalhe, fui em maio e peguei somente 1 dia de chuva, e mesmo assim foi chuva passageira, e o tempo continuou com temperaturas por volta de 28°, mas olhe sempre a balneabilidade do mar , e veja quais praias estão disponíveis para banho, pois ir para a praia e não poder nadar é osso!rs consulte mais: clicando aqui

image

Onde ficar

Depende do que você quer, você poderá se hospedar em resorts em praias próximas a Maceió como Ipioca, ou Praia do Francês , ou na Orla em Maceió nas regiões de Ponta Verde ou Pajuçara;

Eu me hospedei no Hotel Ponta Verde , na praia do Francês , e em maio na época que fui, a praia estava super tranquila , sem muita muvuca, então super recomendo , pois além de ser um ótimo hotel em frente a praia, com atendimento de excelente, barracas exclusivas para hóspedes, piscina com hidromassagem, quartos grandes, café da manhã super variado , a praia tem a barreira de coral que torna o mar uma piscina ate 13h mais ou menos.

image

A única coisa que poderia ser um pouco melhor seria a conexão da internet, que as vezes ficava um pouco lenta, e a televisão que às vezes dava umas palas e parava do nada, mas nada que me impediria de voltar novamente!

Para ver mais e reservar, clique aqui , as diárias são em torno de 300,00 reais

 

O que fazer

Maceió, capital de Alagoas, é banhada pela lagoa Mundaú e pelo mar de águas mornas que mescla o azul-turquesa e o verde-esmeralda e praias rodeadas por coqueirais. Os índios batizaram o lugar de Maçayó, que significa " O que tapa o algadiço". Historiadores afirmam que a cidade nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século 18. Para outros , por ser praiana, seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores.

image

Maceió, não só na capital, mas em seus arredores é cercada por belíssimas praias, escolhemos nos hospedar na praia do Francês , por ser fechada por uma barreira de coral, formando assim uma piscina na parte da manhã até por volta de 12:00. Simplesmente amei o local e voltaria a me hospedar novamente nesta praia, e recomendo,  antes de ir estava um pouco com receio, pois li que lá ficava muito cheio, tão cheio que chegava a ficar insuportável , mas olha, na época que fui , maio, pode ir sem medo , pois a praia não estava cheia , bem tranquila , e pegamos somente 1 dia de chuva, e na minha opinião foi a melhor !

image

Lá tem também alguns passeios para fazer como o passeio de barco para ver os peixinhos, stand up paddle board, surf, canoagem...

A praia do Francês , se localiza na cidade de Marechal Deodoro, que é bem pequena, mas tem ótimos restaurantes para se frequentar à noite , e o engraçado é que fomos em 3 restaurantes italianos, e me perguntei se a praia não era  praia dos italianos ao invés de francês rs, mas muito dos italianos que ali estavam vieram por insatisfação do seu país, na qual aqui no Brasil, estavam ganhando melhor , principalmente na alta temporada (dez, jan, fev), que de acordo com um italiano que conversei, neste período eles ganhavam o dinheiro pro resto do ano todo!!!

image

E de acordo com um morador, chama Praia do Francês, pois os primeiros moradores que encontraram neste lugar eram franceses! Esta praia esta apenas 18km até o centro de Maceió e no meio do caminho se encontra o famoso polo gastronômico de Massagueira, onde tem uma vista linda da ponte, e fizemos uma parada para almoço no restaurante Bar da Ilha.

massaguera

massaguera

No 2° dia fomos na fazenda do Gunga na parte da manhã, paga-se 10,00 reais de estacionamento, e a tarde demos uma paradinha na barra de são Miguel que também é caminho, achei barra de são Miguel muito parecido com a praia do Francês, o mar também tem uma barreira de coral que deixa-o mais calmo e com menos ondas e na parte de cima é repleto de barracas. (esses dois, são praias do litoral sul, juntamente com a do francês).

mirante do gunga

mirante do gunga

gunga

gunga

3° dia fomos para Maceió, conhecemos o litoral todo e paramos nas principais praias a da Pajuçara e Ponta verde, nesta época (maio), a balneabilidade não é boa, veja mais clicando aqui, quase todas as praias são impróprias para banho, com muito sargaço e alto índice de coliformes fecais, então nem entramos no mar, infelizmente... Ali tem ótimas barracas como a Lopana, Kanoa, e o imperador dos camarões para um jantar...

image

O passeio das jangadas em Pajuçara custa 30,00 reais mas antes é bom dar uma olhadinha na maré, o melhor é ir na maré baixa, consulte a tábua das marés antes, aqui

4° dia, fomos para o Litoral Norte, encontra-se lindas praias como Maragogi (136km de Maceió),clique aquiJaparatinga (120km), Porto das pedras (108km), São Miguel dos milagres (88km), Sonho Verde (30km), Ipioca , Pratagy, Maceió, como estávamos no Francês e para chegar na praia mais perto como Ipioca, gastamos 1:10 de carro, não animamos de ir mais longe, como Maragogi que leva-se 2:30, mas todos da cidade recomendaram estes passeios também , então se você puder e for animado tá aí a dica!

image

Então, no litoral Norte, conhecemos somente Ipioca, lá existe o famoso Beach club Hibiscus, clique aqui,  no qual a entrada é 15,00 por pessoa, e tem várias tendas com cama para se deitar, espreguiçadeiras , redes, mesas, restaurante e uma piscina para crianças , com música ao vivo (pelo menos no dia em que fui, sábado) e vista e acesso para o mar, para quem for chegue cedo tanto para pegar as camas em frente ao mar e também para aproveitar a praia, porque depois de 1h da tarde o mar sobe e não fica tão bom de nadar!

hibiscus

hibiscus

eu peguei em Maceió um folheto de alguns passeios com os preços para vocês terem uma noção também, veja:

image

E nós alugamos o carro no próprio aeroporto assim que chegamos pela Visão rente car, 70,00 reais a diária, telefone: (82) 9172-8819.

É isso , espero que este post te ajude a montar um roteiro bem bacana e boa viagem ! qualquer dúvida ou dica não receie em perguntar ou escrever aqui! grande abraço!

Onde comer

A gastronomia tem temperos herdados dos índios, portugueses, e dos africanos. Dos índios, você pode se deliciar com a tapioca, dos portugueses , os doces de diversas frutas; dos africanos, quitutes à base de milho e coco. E um dos pratos típicos de Maceió é o sururu (molusco de água doce), que pode ser servido na casca com pirão ou simplesmente o caldinho, que é afrodisíaco, eu experimentei o caldinho e gostei !

Então vamos lá, restaurantes que recomendo na praia do Francês:

Sem dúvida nenhuma Dona Madalena, restaurante com comida muito boa e preço muito bom também, em média 30,00 por pessoa, pedimos o peixe ao molho de camarão com uma salada divina!

image

Piano Pizza Eco, é eco, porque ao invés de utilizar a madeira eles usam o bagaço da cana, e olha , a pizza é muito boa e o atendimento também, pedimos a de camarão e de 4 queijos, as 2 muito boas! E eles fazem também um molho de pimenta com mel que você pode colocar na sua pizza, achei estranho essa combinação, mas é boa viu, quem gosta de experimentar coisas diferente , vale a pena conferir!

image

Maré Pimenta, restaurante do chef italiano , é na própria casa dele , com uma decoração muito bacana e romântico, pedimos o pappardelle de camarão com manjericão, gostei mas achei um pouco enjoativo o molho, já meu marido amou ! o prato custa em torno de 38,00 reais.

image

Parada do Taipas, gostei muito da música e do ambiente deste restaurante , pedimos lá o famoso chiclete de camarão e o caldo de sururu, ele é um pouco mais longe da praia, mais na entrada da cidade, mas eles buscam e levam no hotel, é só pedir, e é aqui que acontece  o forró , para quem quer um agito à noite, em torno de 6 o couvert.

image

image

Roxy, restaurante também de um italiano, pedi a pizza portuguesa, mas aqui a pizza é diferente da do Piano Pizza, pois a massa é bem fina , mas não deixa de ser gostosa também , vale a pena conferir, mas para quem não gosta de pizza fina , só lembrar deste detalhe!

image

Padrino, restaurante de frutos do mar

image

MM sorvetes:

image

Restaurantes em Maceió:

Fomos no Divina Gula, e pedimos o camarão ao Cury no abacaxi, super saboroso !

image

Choccolat, no bairro de Jatiuca, oferece diversas variedades de sorvetes, tortas , doces e café!

image

image

E não podia faltar o restaurante japonês, fomos no Takê , e gostei bastante, voltaria e também recomendo!

image

Como locomover

Recomendo alugar um carro, se quiser conhecer as praias em volta, nós alugamos pela Visão, por 70,00 reais a diária , no próprio aeroporto. Contato: (82)9172-8819, 8125-0787, 3324-4264, site: www.visaorentacarmcz.com.br

Ou fechar pacotes com agências de turismo, veja esta foto que tirei como exemplo dos preços por lá de pacotes para os passeios:

image

Compartilhe!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>