Fernando de Noronha

27 mai

Quando ir

Quando ir?

Melhor época é setembro, outubro, e novembro. Mas depende do que você quer, abaixo as especificações:

abril/mai/jun - baixa temporada ( descontos e ilha vazia)

abril a outubro - mar calmo.

dez e março - mar com muitas ondas - bom para surfar.

março/ agosto - chuvas.

DSC01072

Quantos dias ficar?

4 dias dá para conhecer a ilha bem ( se você estiver com o tempo curto ), agora se não ,pode estender para 6 a 7.

Onde ficar

 

  Onde se hospedar?

  O melhor lugar é na Vila dos Remédios ( Centro histórico) pois é pertinho de 3 praias, restaurantes, vida noturna , farmácia, hospital...ou seja, tudo! Você pode escolher hospedar, em hotéis mais de luxo (geralmente mais no alto e um pouco afastado) ou nas pousadinhas, mais simples, que são, geralmente as casas dos moradores que transformam em hospedagem, e são super confortáveis, café da manhã gostoso, ar condicionado, bem arrumado!

Me hospedei na pousada da Bel, e recomendo! diárias em torno de 450,00, para ver mais ou reservar, clique aqui

algumas sugestões, pousada da Germana, diárias em torno de 388,00, para ver mais ou reservar, clique aqui

Pousada ilha do Frade, diárias em torno de 380,00, para ver mais ou reservar, clique aqui

Pousada Pedras Secas, diárias em torno de 600,00, para ver mais e reservar, clique aqui

Pousada Triboju, diárias em torno de 1428,00 para ver mais ou reservar, clique aqui

Pousada da Filó, diárias em torno de 451,00, para ver mais ou reservar , clique aqui

Beco de Noronha Pousada, diárias em torno de 595,00, para ver mais e reservar, clique aqui

Flamboyant Residence, diárias em torno de 589,00, para ver mais ou reservar, clique aqui

O que fazer

   O que falar desta ilha?!? Fernando é um ótimo local para quem gosta de estar em contato com a natureza, fazer trilhas, ver animais, e belas paisagens! e põe belo nisso! A vida marinha é exuberante, um dos melhores lugares para se fazer mergulho, ou até mesmo para quem não é muito fã desta atividade; ver através de snorkel, e sim, dá para ver uma grande variedade de espécies, fiz os 2 para poder contar para vocês!

Praia do Sancho

Praia do Sancho

Dá para ir de lua de mel Alice? Dá, o local é bem tranquilo, e transmite uma paz infinita, à noite então para dormir é uma delícia; silêncio total! e outra coisa, a internet não é muito boa na ilha, então, você se desliga completamente do Mundo!!!rs

DSC01076

A ilha, para quem não sabe, antigamente era uma base militar e presídio. E hoje, ela é pertencente à Recife e é um Parque Nacional Marinho tombada pela Unesco, como, Patrimônio Mundial Natural.

DSC01020

Vida Noturna:

Na praia do cachorro com forró toda sexta às 23 horas e samba sábado às 23 horas.

1° dia - os vôos para lá chegam somente a tarde, então praticamente você "quase" perde 1 dia. Recomendo assim que chegar na pousada, ir para a Vila dos Remédios e descer para as 3 praias (uma do lado da outra) que são: 1° Praia do Cachorro, 2° Praia do Meio e 3° Praia da Conceição e ficar nesta última para apreciar o pôr do sol no bar do Duda.

2°dia - Fazer o Passeio Ilhatur, passeio de bugue (1 dia) que te leva para conhecer a ilha toda! todas as praias, mirantes, forte, vilas e ainda com um guia! Assim dá para você ter uma visão geral do arquipélago e poder voltar no dia seguinte, no que mais gostou!

3° dia - Fazer o mergulho (para simpatizantes) ou Projeto Navi (para quem não gosta de mergulho).

dentro da Navitur

dentro da Navitur

Projeto Navi, é um barco com uma visão panorâmica dentro, na qual você vê o fundo do mar com auxílio de uma bióloga que vai te explicando tudo. Custa 150,00 o passeio.

Já o mergulho, o que optei, custa 350,00 o batismo pela Atlantis divers, e foi a 1° vez que vi um Tubarão!!! fui acompanhada por instrutores!

IMG_2055

À tarde: você pode fazer outro Passeio a Planasub, que é um mergulho com máscara e snorkel onde o turista é rebocado por uma lancha sobre áreas com vida marinha e naufrágios

ou fazer a trilha Baía do Sancho (foi o que fiz) , caminhe até o mirante da Baía dos Porcos , onde você verá os 2 irmãos. E depois desça para curtir a praia mais bonita do Brasil, a Praia do Sancho!

DSC01066

Depois, vá ao Forte de São Pedro, na praia de Boldró,para ver através do mirante o maravilhoso Pôr do Sol!

DSC01096

DSC01060

E a noite: você pode optar em assistir as palestras na Sede do Ibama/Projeto Tamar, todos os dias 20:30, gratuito, sobre temas como tartarugas, tubarões e golfinhos. Ou descançar e ir num Restaurante! Ufa! rs que dia! vamos pro 4°.

DSC01078

4° dia: Observação dos golfinhos, Madrugar às 4 da manhã para ir no mirante Baía dos Golfinhos, e observá-los, se tiver, levar binóculo. Ou, fazer o passeio de barco às 9 horas com um tour de + ou - 3 horas no mar de dentro com a presença de golfinhos e parada no Sancho para nadar.

DSC01112

À tarde: Ir nadar com snorkel na Atalaia ou na Baía de Santo Antônio (Porto) onde tem uma embarcação naufragada. escolhi a 2° opão e foi ótimo, foi o  local  que mais vi variedade de peixes, tartarugas (simplesmente lindo ver elas no fundo do mar) e o naufrágio.

Porto

Porto

5°dia: Para quem vai ficar mais, no meu caso já tinha deixado a ilha, pode voltar numa praia que gostou ou conhecer outras tanto no mar de dentro ou de fora. As citadas aqui todas foram mar de dentro; Se fizer o ilhatur você conhecerá o mar de fora e pode voltar lá tbm, vou especificar as praias abaixo:

<p?Mar dentro: Praia do Sancho, Praia da Conceição, Praia do Meio, Praia do cachorro (buraco galego), Praia do Boldró, Praia do Americano e  Bode, Baía de Santo Antônio ( porto) e dos Porcos.

DSC01127

Mar Fora: Praia do Leão ( onde as tartarugas desovam jan/jun), Sueste ( para nadar com as tartarugas, com snorkel) , Ponta dos caracas (mirante), Buraco da Raquel ( mirante), Ponta da Air France ( encontro mar dentro e fora).

DSC01125

Bom, espero que seja válido todas as informações e dicas, e você já foi para lá? post seu comentário sobre a ilha ou alguma dica, estou doida para saber como foi sua viagem!

Onde comer

Restaurantes

Recomendo o Restaurante do Zé Maria, o mais famoso de lá, todo mundo que você perguntar, vai ter ele na lista de indicação!rs Mas tem que reservar!!! Ele oferece buffet com 50 opções, toda quarta e sábado! e música às 22horas. Preço: 153,00 por pessoa!

Outro é o Varanda, que também está sendo um dos melhores restaurantes, fomos por indicação da pousada e conforme os moradores de lá para eles " o melhor " da ilha,e realmente a comida é DIVINA! Serve frutos do mar!

Como locomover

Trasnporte:(bugue, táxi ou ônibus)?

O bugue é uma comodidade , principalmente se você estiver com mais pessoas e poder dividir o valor: eu dei uma pesquisada quando fui e o valor é entre 100 a 200,00 por dia o aluguel,mas a gasolina é o dobro, por ser uma ilha, tudo é inflacionado. ( quase 4,00 reais o litro de gasosa!!!) uauu!

táxi é tabelado, dividido para mais pessoas melhora bastante!rs varia de 15 a 25,00 reais dependendo do lugar, mas não passa disso.

E o ônibus, somente 3,10, mas ele passa só de 30 em 30 min, e somente na estrada asfaltada!Aí você desce no local mais perto de onde deseja ir ,e termina o trajeto a pé pela estrada de terra.

Dicas importantes

Taxas:

 Ir a Noronha, não é tão baratinho, por ser um Patrimônio você tem que pagar uma taxa de preservação ambiental de 45,60 por dia!!! mais o serviço do parque que vale 75,00 por 10 dias! E a ilha é dividida em lado de dentro (voltada pro Brasil) e o mar de fora  ( voltada para África) esta outra parte para visitar você também paga uma taxa.

Todas estas taxas você pode pagar antecipadamente pela internet e evitar de pegar fila quando pousar na ilha, ou pagar lá mesmo no aeroporto! Eu paguei no aeroporto, mas a fila andou rapidinho.

Cartão de crédito ou dinheiro?

 Os 2. Tem internet na ilha, mas é bem ruinzinha! às vezes funciona, às vezes não. Então é bom ter dinheiro na mão para casos desse ,quando a máquina de cartão de crédito não quiser passar.

Dicas:

Noronha é 1 hora à mais do que Brasília. ( sempre horário de verão ), fique atento neste detalhe!

Todos os passeios , e o que fazer na ilha ,são apresentados assim que se chega. Então não se preocupe, você já escolhe o que quer e já recebe o mapa e informações do local.

As praias não tem infra-estrutura, então lembrem-se de levar seu próprio lixo e comida !

Compartilhe!

Comentários

3 Responses to Fernando de Noronha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>